Os feijões (incluindo preto, branco, marinho, lima, pinto, garbanzo, soja e feijão) são uma ótima combinação de carboidratos com lenta queima, proteínas satisfatórias e cargas de fibras que o ajudam a se sentir satisfeito, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e mantém a fome sob controle.
Os feijões são baratos, versáteis e enchidos.
Os feijões e outras leguminosas foram provados para regular os níveis de glicemia e insulina, com sua alta fibra e baixo índice glicêmico, de acordo com um estudo sobre Nutrição e Metabolismo na Universidade de Toronto. O relatório foi publicado on-line em 22 de outubro nos Archives of Internal Medicine .
Os feijões e as leguminosas não só melhoram os níveis de açúcar no sangue, mas também ajudam a baixar a pressão arterial e o colesterol de acordo com alguns estudos.
Essas melhorias na pressão arterial e no açúcar no sangue aumentam o controle do diabetes e um risco reduzido de doença cardiovascular, disseram os pesquisadores.
Os feijões fornecem uma alternativa saudável para o coração, nutritiva e acessível para comer carnes processadas e produtos lácteos.
Mas uma Palavra de Advertência sobre Feijão : feijão e outras leguminosas contêm mais lectinas e outros irritantes digestivos do que a maioria dos outros tipos de alimentos. Com isso em mente, para pessoas com sistemas digestivos sensíveis, os feijões podem muitas vezes apenas piorar os problemas digestivos. Mas para pessoas com sistemas digestivos completamente saudáveis, os feijões podem ser saudáveis, mesmo que causem alguma flatulência.