Você sabia que existe uma série de exames muito importantes a serem feitos por quem vai começar uma atividade física regular?
O cardiologista Luiz Augusto Lavalle, do hospital curitibano São Vicente, nos ajudou a entender um pouco mais sobre essas avaliações.
O médico explica que, nessa avaliação, serão solicitados exames de acordo com a idade e os objetivos do novo esportista. Os testes obrigatórios são o eletrocardiograma,hemograma completo, glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo,ácido úrico, hepatograma, exame de urina e de fezes. Se o paciente possuir mais de 60 anos, teste de esforço¸ ecocardiograma de estresse e cintilografia também são essenciais.
Todos são realizados em uma bateria e determinam se você pode ou não frequentar normalmente uma academia: “A necessidade de pedidos complementares vai depender dos resultados da primeira avaliação clínica. Se existir alguma anormalidade, podemos pedir outros tipos de exames cardiológicos e não-cardiológicos”, explica o especialista.
Foi aprovado em tudo? Nos casos em que o paciente está apto em todos os quesitos, o médico deve fornecer um atestado contendo o tipo de esporte que a pessoa pode praticar. Agora é só ir até a academia de sua preferência, fazer o cadastro e iniciar seus exercícios com segurança!