top of page
Marilia Naspolini Studio

Comecei a malhar e engordei


É um cenário dos mais frustantes: você se matricula na academia, começa a fazer musculação, ou se mata nas aulas de TRX e, quando sobe na balança, uma surpresa: seu peso continua o mesmo, ou até aumentou! Essa situação lhe parece familiar?

Calma, você não está sozinha! Isso é muito mais comum do que você imagina e, em boa parte dos casos, significa algo positivo. 💪😁

Sim, você leu certo: o fato do seu peso na balança estar o mesmo ou ter aumentado pode ser algo muito bom!

Então...do ponto de vista funcional e de performance, a composição corporal é dividida em dois grupos: massa magra (livre de gordura e constituída por proteínas, água intra e extracelular e conteúdo mineral ósseo) e massa gorda.

A gordura ocupa mais espaço que o músculo, além de dar uma aparência flácida ao corpo. Ou seja, se você tem se dedicado aos treinos, feito dieta e mesmo assim o ponteiro da balança não sai do lugar ou até aumenta, não desanime: você pode, na verdade, estar desenvolvendo músculos! 💪😍

E antes que você diga que esse não é seu objetivo ou que você não quer ficar “masculinizada”, talvez se interesse em saber que a musculatura é um tecido metabolicamente ativo, isto é, gasta energia constantemente apenas para se manter, mesmo que você esteja dormindo. Cada quilograma adicional de músculo demanda aproximadamente 100 kcal por dia. É isso mesmo: 1kg a mais de músculo representa cerca de 100 kcal a mais no seu gasto diário!

Você pode imaginar isso ao final de uma semana? De um mês? De um ano?

Ou seja, mesmo que seu objetivo seja emagrecer, você deve, no mínimo, manter sua massa magra e focar suas estratégias de treino e dieta para perder gordura.

Quando digo para focar suas estratégias em perder gordura, é porque boa parte dessas dieta da moda, super restritivas, até fazem com que você perca peso, mas não exatamente massa gorda, pelo contrário. E com cada vez menos músculos, a chance de você voltar a engordar é sempre maior. Além disso, ciclos repetidos de ganho e perda de peso (o efeito sanfona) podem aumentar a capacidade do corpo de conservar energia, dificultando a perda de gordura.

Por isso, não se prenda a um mero número na balança. É claro que ele pode ser uma referência, mas para avaliar corretamente seu progresso é preciso saber sua composição corporal, isto é, seu percentual de massa magra e massa gorda.

Vem com a gente que cuidaremos de você! PROGRAMA NA MEDIDA Josi Raquel Heinen e Marilia Naspolini

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page