top of page
  • Marilia Naspolini Studio

Exercício pliométrico


A pliometria deixou de ser um método de treinamento exclusivo de atletas e passou a ser amplamente utilizada em academias e centros de treinamento.

A-Bound

O exercício A-Bound pode ser usado como aquecimento dinâmico ou exercício pliométrico na parte inferior do corpo. Nenhum equipamento é necessário para que possa ser feito por quase qualquer pessoa, em qualquer lugar. Você pode encontrar este exercício em programa de força e condicionamento para basquete, atletismo, futebol e futebol. Um bom nível de base de força e condicionamento do corpo inferior é desejado antes de tentar o A-Bound.

Trinta minutos são suficientes para dar um gás no condicionamento físico, mandar embora as gordurinhas extras e melhorar o desempenho esportivo.

Existem várias situações onde o treinamento pliométrico é indicado, mesmo para pessoas que não sejam atletas!

De maneira geral, a pliometria pode ser usada para melhorar a coordenação motora, a funcionalidade e a capacidade de deslocamento. Por isso, no treinamento funcional é muito comum vermos trabalhos pliométricos.

Além disso, por ser focada em uma meta diferente, a pliometria também pode ser usada para a quebra de platô de desenvolvimento, dentro da especificidade do que você treina.

No caso do emagrecimento, a utilização da pliometria é grande e em alguns casos, pode ser bastante eficaz. Porém, você precisa entender que o objetivo deste tipo de treinamento não é esse e que existem treinos mais eficientes.

Além disso, qualquer treinamento pliométrico deve ser evitado por pessoas destreinadas, já que ele produz uma alta solicitação muscular, que pode gerar lesões.

Outro ponto a ser considerado, é que alguns exercícios podem produzir grande impacto articular e devem ser prescritos dentro das individualidades de cada pessoa.

No geral, a pliometria é um treino altamente eficiente, desde que seja usado para os objetivos corretos. Apenas fazer por fazer, porque é moda, é um risco grande para sua saúde.

Em muitos casos, o treinamento pliométrico pode ferir o principio da especificidade do treinamento, pois está sendo usado para um objetivo que não é o dele!

Leve sempre isso em conta!

Para o Treino:

Faça de 8 a 20 repetições dos exercícios pliométricos

Realize por 1 minuto os abdominais

Repita de 2 a 4 vezes o circuito completo

Descrição:

Mantendo os cotovelos flexionados, balance os braços para que as mãos se movam das bochechas para os quadris. A cada passo, coloque o pé no chão para ganhar altura e distância percorrida.

Erros:

Não puxar os joelhos o mais alto possível

Não receber altura suficiente durante o limite

Grupos Musculares:

Abs e Core

Quadris e nádegas

Pernas

Tronco

Bons treinos!

Referências

ISSA (International Sports Sciences Association) - https://www.issatrainer.com/study-aids/hyperstrike/

#Exercíciopliométrico #exercicios #treino #personaltrainer #treinamento #treinamentopersonalizado

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page