Mmmmmm, macarrão! Quem não ama uma tigela de espaguete quente ou um prato cheio de linguini?
Tanto quanto você gosta da textura e do sabor do macarrão, você evita porque você está observando seu peso?
Tenho boas notícias para você!
Acontece que há um truque simples que pode cortar o efeito de engorda das massas pela metade. E você não precisa trocar um único ingrediente!
Como poderia ser isso? Leia.
O problema com a maioria das massas
Primeiro, vejamos por que o macarrão é um problema, em primeiro lugar.
A macarrão mais comumente usado é um carboidrato simples, e quando você come esse tipo de carboidratos é quebrado no seu sistema e depois absorvido como açúcar.
Isso aumenta os níveis de glicose. Quando eles caem, você fica com fome novamente.
É precisamente por isso que nós voltamos para carboidratos complexos (aqueles que você deve comer todos os dias: Batatas doces, Polpas, Lentilhas / feijão, Quinoa, Frutas e vegetais verdes de folhas) em vez disso - eles liberam glicose em nosso sistema mais devagar e nos mantêm felizes por mais tempo.
O que você provavelmente não sabia - e poucas pessoas fazem - é que você pode mudar a composição química de massas apenas deixando esfriar. Uma vez que a massa foi cozida e resfriada, ela modifica sua estrutura para que se torne o que é conhecido como " amido resistente ".
O amido resistente é um carboidrato que não se decompõe em nossas tripas. Ele resiste aos nossos ácidos do estômago, passando por não digerido. É um tipo de fibra que tem os efeitos benéficos tanto da fibra solúvel quanto insolúvel que devido à sua habilidade especial de permanecer não digerido, o amido resistente mantém você completo por mais tempo. Esta qualidade torna uma ótima ferramenta para perda de peso.
Existem quatro tipos de amido resistente:
1. Sementes, grãos integrais e leguminosas
2. Milho, batatas cruas e bananas verdes cruas
3. Alimentos de farinha que foram cozidos e resfriados
4. Amidos à base de amido (não recomendados)
Os amidos resistentes realmente o ajudam a perder peso porque você se sente mais cheio e não lhe dá um pico de açúcar. Eles também têm a vantagem de ajudar as bactérias boas a crescer no seu intestino!
O macarrão que foi cozido e deixado esfriar caem na terceira categoria de amido resistente. Ele atua como fibra dietética insolúvel, movendo-se lentamente através do seu sistema digestivo. Você comerá menos e ficará completo por mais tempo.
Um repórter de ciência em Londres realizou um teste em que ele tinha voluntários comendo macarrão que estava fresco, frio ou reaquecido. Ele tomou amostras de sangue para ver como seus níveis de glicose responderam, e descobriram que a massa fria tinha um pico menor na glicemia do que a massa quente fresca. Mas ele também descobriu que quando a massa foi reaquecida, cortou a glicemia por metade.
Então na verdade, a melhor maneira de fazer macarrão é prepará-lo no dia anterior ao planejado consumir e reaquecer quando for consumir.