top of page

Como ter energia durante os treinos

  • Foto do escritor: Marilia Naspolini  - Personal Trainer
    Marilia Naspolini - Personal Trainer
  • 1 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Assim como o carro precisa de combustível para rodar, o nosso corpo precisa de energia durante os exercícios físicos. No entanto, existem muitas dúvidas em relação a melhor forma de obter essa energia para melhorar o desempenho nos treinos.

Podemos chamar de energia a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos. A sua produção depende de três substratos presentes na nossa alimentação: o carboidrato, a proteína e a gordura.

Com base nisso, podemos imaginar três torneiras contendo esses componentes, abertas o dentro do nosso corpo. Dessa forma, elas estão produzindo energia durante os exercícios e durante todo o dia. Essas torneiras se fecham e se abrem um pouco mais dependendo da via utilizada, ou seja, qual alimento for ingerido em maior quantidade, e o controle delas depende do tipo de atividade realizada.

CARBOIDRATO, PROTEÍNA OU GORDURA?

O conjunto desses nutrientes na nossa dieta melhora tanto o rendimento na atividade física como a recuperação muscular, ajudando portanto, na perda de peso e fortalecimento dos músculos.

Normalmente, para obter uma boa quantidade de energia durante os exercícios, nossa alimentação requer 60% de carboidratos, 25% de proteínas e o restante de gorduras. No entanto, essa quantidade varia de acordo com a pessoa, já que dependendo do seu objetivo com os treinos, a ingestão de cada um dos nutrientes pode mudar. Isso vai depender do volume da prática, da intensidade, da sua finalidade e do horário em que é praticada.

Nas práticas de menor intensidade, quando é necessária uma menor demanda de energia durante os exercícios, a gordura predomina como combustível. Isso acontece porque o metabolismo desse nutriente é mais lento. Na medida em que a intensidade de energia vai aumentando, na transição do exercício leve para o moderado e deste para o exercício intenso, os músculos vão desviando o combustível para o carboidrato, que tem um metabolismo mais rápido. Por esse motivo, quanto mais intensa for a atividade, mais carboidratos devem ser ingeridos.

Já a proteína está ligada à recuperação muscular após o exercício. O consumo dela na alimentação evita a fadiga na hora de malhar e ajuda no desenvolvimento dos músculos.

COMO FUNCIONA

A gordura que ingerimos é armazenada na forma de triglicerídeos no tecido adiposo e para ser utilizada é necessário que ela seja degradada, resultando em ácidos graxos livres que são convertidos em energia para muitas funções corporais, como a contração muscular.

O carboidrato, por sua vez, é quebrado em suas forma mais simples: a glicose, sendo lançada na corrente sanguínea para ser imediatamente convertida em energia nas células. Isso acontece por meio de um processo conhecido como glicogênese.

A glicose extra que não é necessária é convertida em glicogênio e armazenada no fígado e no tecido muscular, ficando mais acessível comparada a gordura e proteína.

Essa “energia” citada anteriormente é conhecida como trifosfato de adenosina (ATP). Ele contém uma liga de fosfato que quando quebrada, libera energia para qualquer propósito que o corpo necessite. Depois que o ATP perde o fosfato, passa a se chamar difosfato de adenosina (ADP) e esse ADP entra novamente na reação química, onde recebe outra ligação de fosfato rica em energia que o converte de volta em ATP. Células ativas, como as células musculares, normalmente contém altos níveis de ATP.

Na produção de energia durante os exercícios, são utilizados sistemas diferentes, e esses não funcionam de maneira independente. Por exemplo: uma pessoa quando está executando um treino de alta intensidade, por exemplo, utiliza a via chamada de glicolitica, utilizando a glicose como substrato, já que esse este sistema fornece energia de maneira rápida.

Nesse caso, o sistema oxidativo, em que usa a gordura como substrato, contribui com pequena parte da energia necessária durante o processo.

EXERCÍCIOS DE ALTA INTENSIDADE

A velocidade na qual nosso corpo utiliza a energia é chamada de taxa metabólica a qual varia entre 1200 a 3000 quilo calorias/dia para indivíduos envolvidos em atividades diárias normais. A prática do exercício físico faz com que a necessidade de energia aumente para níveis muito superiores.

As atividades de alta intensidade promovem uma elevação da taxa metabólica imediatamente após o exercício, ou seja, durante a recuperação.

São claros os seus benefícios, pois além do gasto energético ser elevado no momento do exercício, continuamos gastando energia após a realização dos mesmos. Assim, os exercícios de alta intensidade, além de metabolizarem mais calorias no total, utilizam mais calorias absolutas advindas da metabolização de gorduras, considerando o mesmo tempo de exercício.

Esse tipo de atividade irá utilizar também a gordura como substrato energético durante e/ou após sua realização. Por isso não parem!!! O importante é comer os alimentos certos e manter o balanço seja negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se ingere, assim vamos perder peso e alcançar os nossos objetivos.

Comentários


Os resultados PODEM variar de pessoa para pessoa e todos os testemunhos, apesar de serem reais e gentilmente enviada por alunas, NÃO representam resultados típicos. Cada pessoa é diferente uma da outra, JAMAIS faça uma mudança na SUA alimentação ou exercício sem consultar seu médico ou profissional de saúde. SOMENTE ELE PODE avaliar de perto sua situação atual e decidir se você está apta ou não à essas alterações. Nenhuma informação dessa página substitui uma consulta com o médico ou nutricionista. TODOS OS conhecimentos, dicas e MÉTODOS compartilhados são de propósito meramente educativo. Se houver alguma dúvida, envie um e-mail para academiasoparamulheresme@gmail.com e a equipe retornará em breve! 

Política de Troca e Devolução: Se quiser trocar ou devolver seu pedido, não importa o motivo – estamos aqui para ajudar! O Código de Defesa do Consumidor define que trocas e devoluções podem ser realizadas em até 7 dias em caso de arrependimento. Após esse período, são gratuitas pelo prazo de 30 dias após a data do seu pedido. Você pode trocar seu produto por crédito no estabelecimento, um produto diferente ou receber reembolso pela mesma forma de pagamento. Regulamentação do Ecommerce (Decreto No. 7962/2013).

CREF 004448 PJ/SC© 2011 - 2026 por Academia Só Para Mulheres

Este site tem caráter exclusivamente informativo e educativo. O conteúdo aqui apresentado — incluindo o Programa Na Medida™, vídeos, planos e materiais associados — refere-se a projetos autorais e conteúdos digitais pré-gravados, desenvolvidos por Marilia Naspolini, educadora física e criadora do método.

Os materiais, planos e atendimentos são realizados pela equipe do Programa Na Medida™, composta por profissionais autorizados e capacitados para oferecer orientações nutricionais, acompanhamento educacional e atendimento em tempo real, sempre com base no método criado por Marilia Naspolini.

Nenhuma das informações contidas neste site constitui oferta de atendimento presencial em academia ou acompanhamento físico direto.
As atividades e programas divulgados destinam-se à divulgação institucional, comprovação de uso de marca e educação em saúde e bem-estar.

Todos os direitos sobre o conteúdo e a marca são reservados a Marilia Naspolini / Academia Só Para Mulheres™.

bottom of page