O que acontece se paramos de comer carboidratos?
Atualizado: 25 de ago. de 2020

A falta de carboidrato causa cansaço, fadiga, desânimo, perda da concentração e de cognição, vertigens, náuseas, queda de pressão e muitos outros problemas.
Quem quer emagrecer e tira o carboidrato da dieta se dá mal porque o organismo irá queimar músculos em vez de gordura, para obter a energia necessária.
Os carboidratos constituem a energia rápida que damos ao corpo para que este queime gorduras e proteínas. Sem esta energia, nos sentimos fracos e nossa pressão arterial cai.
Carboidratos também são fonte de energia para os neurônios, é por isso que a falta deles pode causar problemas de cognição, memória, concentração.
Os carboidratos desempenham papel até em nosso humor pois eles induzem a síntese da serotonina, o neurotransmissor da serenidade, da tranquilidade.
Os carboidratos refinados estão ligados à doenças como diabetes, pois aumentam o nível de açúcar no sangue de maneira abrupta mas, os integrais, ao contrario, são aliados da saúde pois melhoram os níveis de colesterol no sangue e reduzem riscos de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e avc.
Retirar os carboidratos da dieta também podem causar mudanças no intestino. Os integrais, que são boas fontes de fibras, ajudam o intestino a trabalhar melhor.
Mas qual seria a quantidade justa de carboidratos a ser consumida diariamente sem correr o risco de engordar e fazer mal à saúde?
“Em um prato balanceado, metade tem que ser de verduras ou legumes, crus ou cozidos; um quarto de carboidratos e um quarto de proteínas”.
A quantidade de energia necessária para cada organismo depende da quantidade de energia que cada pessoa gasta. Geralmente os carboidratos podem representar de 40% a 45% do total de calorias ingeridas diárias mas, como esta é uma questão pessoal, o melhor mesmo é procurar a nossa nutricionista, Josi Raquel Heinen, para fazer uma dieta balanceada para a necessidade de cada pessoa em particular.
Os carboidratos desempenham basicamente 2 funções em nosso organismo:
1. dá energia (carboidratos constituem a primeira e principal fonte de energia nas células), é por exemplo, o principal combustível usado no processo respiratório. 2. dá estrutura (estruturam as células), dão rigidez, consistência e elasticidade a estas.
Carboidratos não existem somente em massas e pães. É bom escolher carboidratos do tipo complexo, ou seja, alimentos feitos de farinha integral, alimentos inteiros, cereais, legumes, tubérculos, frutas etc.
Inclusive na hora de emagrecer, tirar o carboidrato da dieta, querendo perder peso, pode não ser uma boa opção. Além de não alcançar o objetivo, você se sentirá cansado e cairá na primeira pizza que vir pela frente.
Esportistas podem fazer uso do carboidrato refinado que dá a energia imediata que eles precisam, mas devem sempre procurar um nutricionista em qualquer dúvida.
Os carboidratos são chamados de simples e complexos:
1. carboidratos simples, ou refinados - que são os menos saudáveis, contêm alto índice glicêmico (aumenta o nível de insulina no corpo) e são os que mais costumamos comer: pães, arroz branco, farinha refinada, pizzas, bolos, massas, açúcares, alimentos industrializados, etc.
2. carboidratos complexos - possuem baixo índice glicêmico (ou seja, são absorvidos mais lentamente pelo organismo, geram menos insulina e não dá aquele pico de energia que contribui para o ganho de peso e a diabetes, além de não saciar a fome por muito tempo). São exemplos de carboidratos complexos os alimentos integrais.
Aqui vai uma lista de alimentos ricos em bons carboidratos:
1. alimentos feitos de farinha integral que contêm fibras, saciam e têm baixo índice glicêmico (massas, bolos, pães, biscoitos) 2. arroz integral 3. cereais integrais (milho, aveia, quinoa, amaranto, triguilho, cevada) 4. batata 5. batata-doce 6. mandioca 7. mandioquinha 8. inhame 8. mel 9. tapioca 10. ervilha 11. feijão (de todos os tipos) 12. soja 13. grão-de-bico 14. sementes e nozes, frutas secas, castanhas, amendoins, amêndoas, etc 15. frutas, banana, manga, maçã, pêssego, frutas vermelhas, etc 16. vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, etc), 17. legumes como brócolis, cenoura, vagem, abobrinha, alcachofra, tomate etc 18. pipoca 19. linhaça
Os carboidratos levam a fama de engordar e quem busca emagrecer geralmente corre deles, mas os carboidratos têm suas funções em nosso corpo e também é importante em qualquer dieta.
São as biomoléculas mais abundantes na natureza, portanto, o difícil seria fugir deles, mas não precisa evitá-los, basta saber escolhê-los e comê-lo quando necessário!
#força #fadiga #alimentação #reeducaçãoalimentar #treinamentopersonalizado #dieta #diet #carboidrato